hupvendamais

A importância de conhecer e entender o cliente.

O mercado brasileiro apresenta uma gama infinita de consumidores dos mais diversos perfis e hábitos de consumo.

Conhecer o público-alvo que se deseja alcançar e entender seu comportamento de consumo visando vender produtos ou serviços é uma obrigação para as empresas que almejam ter maior rentabilidade e sucesso.

Conhecer profundamente o cliente é uma tarefa complexa, que envolve a aplicação de ações dinâmicas no mercado em geral. Para conhecer bem o comportamento de consumo de um cliente é preciso mais do que apenas um cadastro atualizado ou a análise do volume de pedidos.

Um comportamento de consumo está diretamente ligado aos chamados ambientes de marketing: microambiente e macroambiente. É importantíssimo observar se as ações de marketing e vendas da sua empresa estão de olho nestes pontos antes de ofertar seus produtos ou serviços.

Adaptar a oferta ao microambiente é mais fácil, pois é o ambiente onde as variáveis são controláveis. O ponto mais crítico, e talvez também o que apresente maior influência no comportamento de consumo, é o macroambiente.

O macroambiente apresenta variáveis demográficas, políticas, culturais, naturais e tecnológicas. E o que isso interfere no consumo? Por exemplo, um cliente nascido na região Sudeste do país apresenta gostos e hábitos diferentes de um cliente nascido na região Norte. A idade, sexo, religião, classe social, tecnologia disponível, economia da região ou país são outros exemplos de variáveis que traçam um comportamento de consumo x ou y.

Manter-se atento aos hábitos dos clientes do seu concorrente também é uma prática que auxilia conhecer melhor o seu cliente. Entender o que realmente o cliente busca e o que poderá atender a uma necessidade específica é primordial para definir da melhor maneira sua persona.

E a melhor maneira de conhecer o seu público-alvo é ouvindo-o, criando um relacionamento duradouro e mostrando que está preocupado em sempre melhorar seus produtos ou serviços para atender à todas as necessidades explícitas destes clientes.

Em geral, enquanto clientes, nós não adquirimos um produto ou serviço. Adquirimos experiências, soluções. Quando estamos na estrada, em uma longa viagem, e buscamos por uma hospedagem no início da noite, procuramos por descanso, banho quente, refeição fresca, um colchão macio para descansar o corpo e a mente… não é apenas a busca por uma hospedagem, um hotel de beira de estrada.

Defina o perfil do seu melhor cliente após analisar estas questões e troque ideias com um profissional de marketing, com sua equipe comercial, com seus amigos, familiares, concorrentes, afinal todos somos clientes. O relacionamento é sempre uma excelente oportunidade de conhecimento.

Como está o relacionamento da sua equipe com seus clientes e com o mercado? Conte com a HUP Venda+ para simplificar seu processo comercial e priorizar os relacionamentos!