Cada vez mais o termo Turnover está presente no dia-a-dia das empresas, gerando a necessidade da aplicação de melhores práticas tanto na contratação quanto na gestão de pessoas. Mas afinal, o que é Turnover? O Turnover corresponde a alta taxa de rotatividade de funcionários numa empresa e é medido de maneira mais eficaz quando mapeado…
Cada vez mais o termo Turnover está presente no dia-a-dia das empresas, gerando a necessidade da aplicação de melhores práticas tanto na contratação quanto na gestão de pessoas.
Mas afinal, o que é Turnover? O Turnover corresponde a alta taxa de rotatividade de funcionários numa empresa e é medido de maneira mais eficaz quando mapeado por departamentos. Ocorre quando a frequência de demissões (seja ela a pedido do funcionário ou por decisão da companhia) em relação a contratações é alta, principalmente em espaços de tempo considerados curtos, dependendo de cada ramo de atividade.
Na área comercial a rotatividade de profissionais apresenta um agravante maior para as empresas. Além dos custos com recrutamento, contratação e rescisão do contrato, há em foco a questão da produtividade, lucratividade e confiança dos clientes pela empresa perante o mercado.
O que pode gerar o Turnover numa equipe comercial? Em geral, o principal fator é o descontentamento com o ambiente de trabalho, que engloba em seu contexto diversas variáveis como: processo comercial inadequado, gestão sem liderança, remuneração incompatível, metas inatingíveis, ausência de políticas de premiações, feedbacks descontextualizados, discriminação, assédio, desprezo por sugestões feitas pelos membros da equipe, entre outras.
Qual o impacto de uma alta rotatividade de profissionais no departamento comercial? Um profissional que possui relacionamento duradouro com uma carteira seletiva de clientes pode levar consigo qualquer chance de fechamentos futuros, receita e volume de vendas ao deixar a empresa em que trabalha.
Substituir um vendedor que representa um diferencial na equipe por cumprir metas e realizar um bom trabalho é uma tarefa dificílima para a companhia, pois além de precisar de tempo para realizar uma nova contratação, há também que se levar em consideração o período para que o novo profissional contratado se adapte às políticas internas, à cultura da empresa e construa um portfólio sólido de relacionamento com os clientes.
Na equipe comercial todos possuem grande importância, do assistente ao gestor, porém o vendedor é quem de fato está na linha de frente trazendo a receita para a empresa e seu trabalho afeta diretamente os stakeholders.
A rotatividade na equipe comercial pode acender um alerta para os demais colaboradores da própria equipe ou de outros departamentos, pois a saída de um bom profissional que está disposto a ir para a concorrência evidencia que algo não vai bem. Pode ser por uma melhor remuneração, porque as condições de trabalho são ruins ou porque há um processo comercial ineficiente que impeça a exploração do seu melhor desempenho. Seja qual for o motivo, a impressão gerada é negativa para todas as partes envolvidas.
Como minimizar ou sanar esse problema? Construir um processo comercial eficiente contribui para a solução de diversos fatores que podem gerar o descontentamento e, consequentemente, a rotatividade.
No departamento comercial o trabalho evolui de maneira ordenada e numa sequência de ações. Possuir um processo que permita a todos os membros da equipe desenvolverem suas atividades de maneira leve, integrada, colaborativa, organizada e eficiente aumenta muito a chance de anular a necessidade de um bom profissional buscar colocação em outro lugar.
Um processo eficiente inclui uma gestão feita com base na liderança e confiança com seus subordinados. Quando o processo está redondo e o profissional pode dar o seu melhor, as boas vendas são consequência e se estabelece a relação GANHA-GANHA. Desta forma as necessidades emocionais também são supridas, gerando satisfação na execução das atividades, sentimento de pertencimento, reconhecimento e motivação.
Como está o Turnover no departamento comercial da sua empresa? Está encontrando dificuldades em reter talentos? Conte com a HUP Venda+ para dar aquela repaginada no processo comercial, possibilitando a escalação de um time campeão!